ENGLISH VERSION
SPANISH VERSION

1. DESCRIÇÃO

A Hoop Solutions SL (daqui em diante referida como «Hoop«) desenvolveu uma plataforma de partilha de viagens que pode ser acedida a partir da aplicação móvel, que foi concebida para ligar os condutores que viajam para um determinado destino com passageiros que viajam para o mesmo destino ou para um destino semelhante, para que possam partilhar a viagem e os custos a ela associados (daqui em diante referida como «App«).

 

Estes termos e condições destinam-se a reger o acesso e os termos de utilização do aplicativo. Por favor, leia atentamente estes termos e condições. O utilizador compreende e reconhece que a Hoop não é parte de qualquer contrato, acordo ou relação contratual, de qualquer tipo, celebrado entre utilizadores da sua aplicação.

Ao clicar em «Registar com um endereço electrónico», reconhece que leu e aceitou estes termos e condições de utilização.

2. DEFINIÇÕES

Neste documento,

«Anúncio» significa um anúncio relacionado com uma viagem afixado por um utilizador do Motorista na aplicação;

«Buraco» tem o significado que lhe é atribuído no artigo 1 acima;

«GTU» significa estes Termos e Condições Gerais de Utilização;

«Conta» significa a conta que deve ser criada para se tornar um Utilizador e para poder aceder a certos serviços oferecidos pela App;

«Condutor» significa o Utilizador que utiliza a Aplicação para partilhar uma Viagem com outra pessoa em troca da partilha dos custos associados à viagem, e para transportar essa pessoa numa determinada Viagem na data e hora em que o Condutor organizou a Viagem com antecedência;

«Confirmação de reserva» tem o significado que lhe é atribuído no artigo 4.2.1 abaixo;

«Conteúdo Desenvolvido pelo Utilizador» tem o significado que lhe é atribuído no artigo 11.2 abaixo;

«Encargos de Gestão» tem o significado que lhe é atribuído no artigo 5.2 abaixo; «Encargos de Gestão» tem o significado que lhe é atribuído no artigo 5.2 abaixo;

«Utilizador» significa qualquer pessoa que tenha criado uma conta na App;

«Passageiro» significa o Utilizador que aceitou partilhar uma Viagem com o Condutor, ou, se aplicável, a pessoa em cujo nome um Lugar foi reservado para um Utilizador;

«Despesas Partilhadas» significa, para uma determinada Viagem, a soma de dinheiro solicitada pelo Motorista e aceite pelo Passageiro pela sua contribuição para os custos da viagem;

«Lugar» significa o lugar reservado por um Passageiro no veículo do Condutor;

«App» tem o significado que lhe é atribuído no artigo 1 acima;

«Reserva» tem o significado que lhe é atribuído no artigo 4.2.1 abaixo;

«Serviços» significa todos os serviços oferecidos pela Hoop através da aplicação;

«Website» significa o website que pode ser acedido a partir do endereço www.hoopcarpool.com

«Perna» tem o significado que lhe é atribuído no artigo 4.1 abaixo;

«Viagem» significa a viagem que é objecto de um Anúncio publicado por um Condutor no Aplicativo em que o Condutor concorda em partilhar uma Viagem com Passageiros, Utilizadores do Aplicativo, em troca da partilha dos custos associados à Viagem;

3. REGISTO DE APP E CRIAÇÃO DE CONTA

3.1 Condições de registo da candidatura

A Plataforma só pode ser utilizada por pessoas com mais de 18 anos de idade. O registo na plataforma por um menor é estritamente proibido. Ao aceder, utilizar ou registar-se na Plataforma, confirma e garante que tem mais de 18 anos de idade.

3.2 Criação de uma conta

A Plataforma permite aos Utilizadores afixar e visualizar Anúncios e interagir uns com os outros para reservar um Lugar. É possível ver os anúncios sem estar registado na plataforma. Contudo, não poderá publicar um Anúncio ou reservar um Lugar sem primeiro criar uma Conta para se tornar um Utilizador.

Para criar a sua conta deve preencher todos os campos obrigatórios no formulário de registo.

Para se registar na Plataforma, deve ter lido e aceite estes TDU e a Política de Privacidade.

Ao criar a sua Conta, independentemente do método seleccionado, concorda em fornecer informações verdadeiras e precisas, e em actualizar tais informações através do seu perfil ou enviando uma notificação à Hoop, a fim de assegurar a sua relevância e exactidão durante toda a duração da sua relação contratual com a Hoop.

No caso de se registar utilizando um endereço de correio electrónico, concorda em manter em segredo a palavra-passe seleccionada durante a criação da sua conta e em não a comunicar a qualquer outra pessoa. Em caso de perda ou divulgação da sua palavra-passe, deve notificar imediatamente o Hoop. O utilizador é o único responsável pela utilização da sua conta por terceiros, a menos que tenha notificado expressamente a Hoop da perda, utilização fraudulenta por terceiros, ou divulgação da sua palavra-passe a terceiros.

Lembre-se de não criar ou utilizar, sob a sua própria identidade ou sob a identidade de um terceiro, qualquer Conta adicional à inicialmente criada.

3.3 Verificação

Hoop pode, para efeitos de transparência, melhorar a precisão ou prevenir ou detectar fraudes, criar um sistema para verificar algumas das informações fornecidas no seu perfil. Isto aplica-se principalmente aos casos em que introduza o seu número de telefone ou nos forneça um Documento de Identidade.

O utilizador reconhece e concorda que qualquer referência na Plataforma ou nos Serviços a informações «certificadas», ou qualquer outro termo semelhante, significa apenas que um Utilizador passou com sucesso o procedimento de verificação na Aplicação ou nos Serviços para lhe fornecer mais informações sobre o Utilizador com quem está a considerar partilhar uma Viagem. O Hoop não pode garantir a precisão, fiabilidade ou validade das informações sujeitas ao procedimento de verificação.

4. UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS

4.1  Publicação de anúncios

Como Utilizador, desde que cumpra as condições estabelecidas abaixo, pode criar e publicar Anúncios na App, introduzindo informações sobre a Viagem que vai fazer (datas/horas/pontos de recolha e chegada, número de lugares oferecidos, opções disponíveis, montante de Custos partilhados, etc.).

Só pode publicar um Anúncio se cumprir todas e cada uma das seguintes condições:

  1. possuir uma carta de condução válida;
  2. só afixará anúncios com veículos que possui ou utiliza com o consentimento expresso do proprietário, e desde que esteja autorizado a utilizar o veículo para fins de partilha de viagens;

III. você é e continuará a ser o condutor principal do veículo que é objecto do Anúncio;

  1. o veículo tem pelo menos o seguro contra terceiros;
  2. Não tem contra-indicação ou incapacidade médica para conduzir;
  3. o veículo que vai utilizar para a Viagem é um veículo de passageiros de 4 rodas com um máximo de 7 lugares, excluindo os conhecidos como veículos «sem licença» ou quadriciclos e quadriciclos ligeiros;

VII. não pretende publicar outro anúncio para a mesma viagem na aplicação com a mesma data e hora;

VIII. não oferece mais Lugares do que aqueles que estão disponíveis no seu veículo e permitidos no Apêndice;

  1. todos os lugares oferecidos têm cintos de segurança, mesmo que o veículo seja aprovado com lugares sem cintos de segurança;
  2. que utiliza um veículo em bom estado e que este cumpre todos os regulamentos legais, e que o veículo tem um certificado MOT actualizado;
  3. cumprir as estipulações do parágrafo 3;

O utilizador reconhece que é o único responsável pelo conteúdo do Anúncio que publica na App. Portanto, reconhece e garante a veracidade e exactidão de todas as informações incluídas no seu Anúncio, e compromete-se a realizar a Viagem nas condições descritas no seu Anúncio.

O seu Anúncio, desde que respeite estes TDU, será publicado na App e, portanto, visível a todos os Utilizadores que pesquisem na App ou no website das empresas parceiras da Hoop. A Hoop reserva-se o direito, a seu exclusivo critério e sem aviso prévio, de não publicar ou apagar, em qualquer altura, qualquer Anúncio que não cumpra estes TDU ou que considere poder danificar a sua imagem, a imagem da App ou a imagem dos Serviços.

Reconhece e concorda que os critérios utilizados na classificação e estabelecimento da ordem em que o seu anúncio é exibido entre os outros Anúncios ficam ao critério exclusivo da Hoop.

4.2  Reservar um lugar

Hoop estabeleceu um sistema para a reserva online de lugares («Booking«) para algumas das Viagens oferecidas na App.

Quando um Passageiro está interessado num Anúncio, pode fazer um pedido de reserva online. Este pedido de reserva será automaticamente aceite pelo Motorista. No momento da Reserva, o Passageiro faz o pagamento online do montante dos Custos Partilhados e Taxas de Tratamento relacionadas, se aplicável. Após recepção do pagamento por Hoop e validação da Reserva pelo Condutor, se aplicável, o Passageiro recebe uma Confirmação de Reserva (a «Confirmação de Reserva«).

Em caso de rejeição ou expiração do pedido de Reserva pelo Condutor, o Passageiro recebe um reembolso no montante do montante total pago no momento do pedido de Reserva.

No momento da confirmação da reserva, o Hoop fornecer-lhe-á o número de telefone do Condutor (se for o Passageiro) ou do Passageiro (se for o Condutor). A partir deste momento, o utilizador é o único responsável pelo cumprimento do contrato entre o utilizador e o outro utilizador

4.2.1  Natureza Da Reserva De Lugares E Condições De Utilização Dos Serviços Em Nome De Terceiros

Qualquer utilização dos Serviços, seja como Passageiro ou como Motorista, está ligada a um nome específico. A identidade do Condutor e do Passageiro deve corresponder à identidade por eles comunicada ao Hoop e aos outros Utilizadores que participam na Viagem.

A aplicação foi concebida para reservar lugares para pessoas. É proibido reservar um assento para transportar qualquer objecto, pacote, animal que viaje sozinho ou qualquer outro item material.

É também proibido afixar um Aviso para qualquer outro Motorista que não seja você mesmo.

4.3  Sistema de Avaliação

4.3.1  Como Funciona

O Hoop encoraja-o a publicar os seus comentários e/ou classificações sobre um Condutor (caso seja um Passageiro) ou sobre um Passageiro (caso seja um Condutor) com quem partilhou uma Viagem ou com quem era suposto partilhar uma Viagem. Contudo, não está autorizado a deixar quaisquer comentários sobre outro Passageiro se for um Passageiro, ou sobre qualquer outro Utilizador com quem não tenha viajado ou com quem não tenha planeado viajar.

A sua crítica, bem como as críticas publicadas sobre si por outros Utilizadores, só serão visíveis e publicadas na App após o mais curto dos seguintes períodos (I) imediatamente após ambos deixarem uma crítica, ou (II) após um período de 14 dias após a primeira crítica.

Pode responder a um comentário feito no seu perfil por outro Utilizador 14 dias após a data de recepção do comentário. O comentário e, se aplicável, a sua resposta será publicada no seu perfil.

4.3.2  Moderação

O utilizador reconhece e concorda que a Hoop reserva-se o direito de não publicar ou remover quaisquer comentários, perguntas, opiniões ou respostas a comentários se considerar que o seu conteúdo viola estes TDU.

4.3.3  Limites

Hoop reserva-se o direito de suspender a sua conta, limitar o seu acesso aos Serviços, ou terminar estes TDU se (I) tiver recebido pelo menos três revisões negativas e (II) as revisões médias que recebeu tiverem uma pontuação de 3 ou inferior.

5. TERMOS E CONDIÇÕES FINANCEIRAS

O acesso e registo na App, bem como a pesquisa, exibição e publicação de Anúncios, são gratuitos. No entanto, a Reserva será feita mediante o pagamento de uma taxa correspondente, nas condições abaixo descritas.

5.1  Custos Partilhados

Os Custos Partilhados são determinados por si, como Motorista, sob a sua exclusiva responsabilidade. É estritamente proibido fazer qualquer tipo de lucro utilizando a nossa aplicação. Portanto, concorda em limitar o Montante de Partilha de Custos solicitado aos seus Passageiros aos custos reais da viagem que irá partilhar com os Passageiros. Caso contrário, assume os riscos de requalificação da transacção efectuada através da App.

Ao publicar um Anúncio, Hoop irá sugerir um Valor de Partilha de Custos, que tem principalmente em conta a natureza da Viagem e a distância percorrida. Este montante é dado apenas como guia e pode aumentá-lo ou diminui-lo tendo em conta os custos reais da Viagem. Para evitar o uso abusivo do aplicativo, o Hoop limita a possibilidade de ajustar os custos partilhados.

5.2  Custos de gestão

No contexto de viagens reserváveis, a Hoop pode cobrar uma taxa de administração pela utilização da App. Estas taxas (doravante referidas como «Taxas de Administração«) são cobradas no momento da reserva e são calculadas com base nos custos partilhados. As taxas de manuseamento incluem a comissão do Hoop em cada lugar reservado para ligar o Passageiro e o Condutor, bem como a comissão da MangoPay, sendo a plataforma de pagamento seleccionada.

O Hoop cobra a Taxa de Manuseamento por cada Lugar sujeito a Reserva por um Passageiro.

5.3  Arredondamento

Reconhece e concorda que o Hoop pode, a seu exclusivo critério, arredondar para cima ou para baixo as taxas de manuseamento e o montante da partilha de custos.

5.4.    Métodos de Pagamento e Reembolso do Valor do Custo Partilhado ao Condutor

5.4.1   Acordo De Plataforma De Pagamento

Os serviços de processamento de pagamentos para Condutores e Passageiros no Hoop são fornecidos pela MangoPay e estão sujeitos aos Termos de Serviço da MangoPay que podem ser consultados no seguinte link; colectivamente, o «Contrato de Serviços MangoPay». Ao concordar com estes termos ou ao continuar a operar como Utilizador no Hoop, concorda em ficar vinculado ao Acordo de Serviços da MangoPay, que pode ser alterado pela MangoPay de tempos a tempos. Para que a Hoop forneça serviços de processamento de pagamentos através da MangoPay, o cliente concorda em fornecer à Hoop informações completas e precisas sobre si e o seu negócio, e autoriza a Hoop a partilhar tais informações e dados de transacção relacionados com a sua utilização dos serviços de processamento de pagamentos fornecidos pela MangoPay.

5.4.2  Autorização Para Cobrar

Ao utilizar a App como Motorista de Viagens Reserváveis, concede ao Hoop uma autorização para cobrar o montante dos Custos Partilhados em seu nome e em seu nome.

Assim, no contexto de uma Viagem, e mediante aceitação automática ou manual da Reserva, o Hoop recolhe o montante total pago pelo Passageiro (Taxas de Tratamento e Valor do Custo Partilhado), depositando o Valor do Custo Partilhado na conta MangoPay associada do Condutor (5.4.1).

Reconhece e concorda que nenhum dos montantes acima recebidos pela Hoop em nome do Motorista lhe dá direito a juros. Compromete-se a responder com a devida diligência a qualquer pedido da Hoop e, em geral, de qualquer autoridade administrativa ou judicial competente, especialmente no que diz respeito à prevenção do branqueamento de capitais. Em particular, concorda em fornecer, mediante pedido, qualquer prova útil do seu endereço e/ou identidade.

No caso de não responder a tais pedidos, Hoop pode tomar as medidas que considerar necessárias, tais como congelar os montantes pagos e/ou suspender a sua conta ou encerrar estes TDU.

5.4.3  Pagamento Do Montante Da Partilha De Custos Ao Condutor

Após a Viagem, os Passageiros terão um período de 24 horas a partir do momento em que a Viagem tenha terminado para apresentar uma reclamação ao Hoop sobre a Viagem. Na ausência de uma reclamação dos Passageiros durante este período, o Hoop deve considerar a Viagem como confirmada.

A partir do momento desta confirmação expressa ou tácita, terá, como Condutor, um crédito a ser creditado na sua conta. Este crédito corresponde ao montante total pago pelo Passageiro no momento da confirmação da Reserva após a subtracção das Taxas de Gestão, ou seja, o montante dos custos partilhados pagos pelo Passageiro.

Quando o Passageiro confirma a Viagem, você, como Condutor, tem a opção de instruir o Hoop a creditar o dinheiro na sua conta bancária (introduzindo previamente os seus dados bancários na sua conta).

A ordem de pagamento em seu nome será enviada dentro da próxima semana útil, o mais tardar após o seu pedido.

Após os prazos aplicáveis terem expirado, quaisquer montantes não reclamados serão considerados como próprios do Hoop.

5.4.   Emissão do comprovativo de pagamento e/ou pagamento da viagem

A prova de pagamento feita pelos Passageiros ou de cobrança de custos partilhados pelo Motorista será enviada aos Utilizadores a pedido. O Utilizador deve indicar a viagem para a qual pretende o recibo e deve também especificar se foi Passageiro ou Motorista nesta viagem e se pretende um bilhete ou uma factura; no caso desta última, necessitaremos também dos dados relevantes para a criação de uma factura.

6. NÃO COMERCIAL E NÃO COMERCIAL DOS SERVIÇOS E DA APLICAÇÃO

Concorda em utilizar os Serviços e a App apenas para contactar, para fins não comerciais e não comerciais, pessoas que desejem partilhar consigo um Passeio.

Como Cavaleiro, concorda em não solicitar um Valor da Partilha de Custos superior aos custos reais da Viagem e que possa gerar um lucro para si, desde que, no contexto de uma Partilha de Custos, você, como Cavaleiro, tenha de suportar a sua própria parte dos custos incorridos na Viagem. É o único responsável por calcular os custos em que incorre durante a viagem e por assegurar que o montante solicitado aos seus passageiros não exceda os custos reais da viagem (excluindo a sua parte dos custos).

A Hoop reserva-se o direito de suspender a sua conta no caso de utilizar um veículo de aluguer com motorista ou outro veículo comercial, táxi ou de empresa com o objectivo de gerar lucro através da App. Lembre-se de fornecer ao Hoop uma cópia do seu certificado de registo de veículo, mediante pedido.

Como Motorista, concorda em não solicitar um montante de partilha de custos superior aos custos reais da viagem e que possa gerar um lucro para si, especificando que, no contexto da partilha de custos, como Motorista, tem de suportar a sua própria parte dos custos incorridos na Viagem. É o único responsável por calcular os custos em que incorre durante a viagem e por assegurar que o montante solicitado aos seus passageiros não exceda os custos reais da viagem (excluindo a sua parte dos custos).

A Hoop reserva-se o direito de suspender a sua conta no caso de utilizar um veículo de aluguer com motorista ou outro veículo comercial, táxi ou de empresa com o objectivo de gerar lucro através da App. Lembre-se de fornecer ao Hoop, mediante pedido, uma cópia do seu certificado de registo de veículo e qualquer outra informação que demonstre que está autorizado a utilizar o veículo em questão na APP e que não está a lucrar com a utilização da APP.

O Hoop reserva-se também o direito de suspender a sua Conta, limitar o seu acesso aos Serviços ou terminar estes TDU caso a sua actividade na Plataforma, dada a natureza das Viagens oferecidas, a sua frequência, o número de Passageiros transportados e o Montante de partilha de custos solicitado, conduza a uma posição em que esteja a ter lucro, ou por qualquer outro motivo que sugira ao Hoop que está a ter lucro através da Plataforma

7. POLÍTICA DE CANCELAMENTO

7.1  Condições de reembolso de pagamento em caso de cancelamento

Esta política de cancelamento só se aplicará a Viagens reservadas.

O cancelamento de um lugar numa viagem reservável pelo Condutor ou Passageiro após a confirmação da reserva estará sujeito ao seguinte:

– No caso do cancelamento ser feito pelo Condutor, o Passageiro será reembolsado do montante total pago (ou seja, o Montante de Partilha de Custos e Taxas de Manuseamento relacionadas). Essencialmente estes são casos em que o Condutor cancela a viagem ou não chega ao ponto de encontro dentro de 20 minutos da hora acordada;

– Em caso de cancelamento por parte do Passageiro:

  1. Se o Passageiro cancelar mais de 24 horas antes da hora programada de partida mencionada no Anúncio, o Passageiro só será reembolsado do Montante da Partilha de Custos. As taxas de manuseamento serão retidas pelo Hoop e o Condutor não terá direito a receber quaisquer somas de qualquer natureza;
  2. Se o Passageiro cancelar a viagem menos de 24 horas antes da hora de partida mencionada no Anúncio e mais de 30 minutos antes do início da Viagem, o Passageiro terá direito a um reembolso de metade do Montante de Partilha de Custos pago no momento da Reserva. As taxas de manuseamento serão retidas pelo Hoop e 50% do Valor do Custo Partilhado será pago ao Condutor;

III. se o Passageiro cancela menos de trinta minutos antes da hora prevista de partida no Anúncio, o Passageiro não será reembolsado da totalidade do Valor do Custo Partilhado. As taxas de manuseamento serão retidas pelo Hoop e o Condutor receberá o montante total do Montante Total de Partilha de Custos;

  1. Se o Passageiro cancelar após a hora prevista de partida mencionada no Anúncio, ou se o Passageiro não chegar ao ponto de encontro dentro de 15 minutos após a hora acordada, o Passageiro não terá direito a qualquer reembolso. O Condutor será compensado pelo custo total do Montante de Partilha de Custos e as Taxas de Manuseamento serão retidas pelo Hoop.

Em caso de cancelamento antes da data de partida e por razões imputáveis ao Passageiro, o Lugar ou Lugares cancelados pelo Passageiro ficarão automaticamente disponíveis para outros Passageiros, que os poderão reservar online nas condições destes T&C.

O Hoop avaliará, a seu critério e de acordo com as informações disponíveis, a legitimidade dos pedidos de reembolso.

7.2  Direito de retractação

De acordo com as disposições do Artigo 103 a) da Lei Geral de Defesa dos Consumidores e Utilizadores, não tem o direito de desistência do momento da entrega da Confirmação de Reserva, desde que o Contrato entre si e a Hoop, que consiste em contactar outro Utilizador, tenha sido integralmente executado

8. COMPORTAMENTO DOS UTILIZADORES DA APLICAÇÃO

8.1  Compromisso de todas as pessoas que visitam a App

O utilizador reconhece que é o único responsável pelo cumprimento de todas as leis, regulamentos e obrigações aplicáveis à utilização do Apêndice.

Além disso, ao utilizar o APP e durante as Jornadas, compromete-se a fazê-lo:

(I) não utilizar o aplicativo para fins profissionais, comerciais ou lucrativos;

(II) não enviar ao Hoop (especialmente quando cria ou actualiza a sua Conta) ou ao outro Usuario

(III) não falar ou comportar-se, ou publicar qualquer conteúdo no APP que seja difamatório, calunioso, abusivo, obsceno, pornográfico, vulgar, ofensivo, agressivo, inapropriado, violento, ameaçador, assediador, de natureza racista ou xenófobo, que tenha conotações sexuais, incita à violência, discriminação ou ódio, ou promove actividades ou o uso de substâncias ilegais ou mais geralmente contrárias aos objectivos da APP e que possam infringir os direitos da Hoop ou de terceiros, ou que possam ser contrárias à moralidade;

(IV) não infringir os direitos e não prejudicar a imagem da Hoop, em particular no que diz respeito aos seus direitos de propriedade intelectual;

(V) não abrir mais do que uma conta na App e não abrir uma conta em nome de um terceiro;

(VI) não tentar contornar o sistema de reservas online da App, nomeadamente tentando enviar a outro Utilizador as suas informações de contacto para fazer a reserva fora da App, a fim de evitar o pagamento das Taxas de Tratamento;

(VII) não contactar outro Utilizador, através da App, para qualquer outro fim que não seja a definição dos termos e condições da partilha do automóvel;

(VIII) não aceitar ou fazer pagamentos fora do Apêndice;

(IX) cumprir com estes TDU e a Política de Privacidade.

8.2  Compromisso do condutor

Quando utiliza a aplicação como condutor, concorda com isso:

(I) respeitar todas as leis, regulamentos e códigos relativos à condução e ao veículo, especialmente para ter um seguro de responsabilidade civil em vigor no momento da viagem e estar na posse de uma carta de condução válida;

(II) verifique se a sua apólice de seguro cobre o ridesharing e se os Passageiros com quem está a partilhar a viagem são considerados como terceiros no seu veículo e estão, portanto, cobertos pelo seu seguro;

(III) não correr qualquer risco ao conduzir, ou tomar qualquer produto que possa afectar negativamente a sua atenção e capacidade de conduzir de forma segura e atenta;

(IV) para publicar anúncios que correspondem apenas a Viagens já programadas;

(V) realizar a Viagem como descrito no Anúncio (em particular no que respeita à utilização ou não da auto-estrada) e respeitar os horários e locais acordados com outros Utilizadores (em particular o ponto de encontro e o destino);

(VI) não transportar mais Passageiros do que o número de Lugares indicado no Anúncio;

(VII) utilizar um veículo em bom estado e em conformidade com todos os regulamentos legais, em particular com um certificado MOT válido;

(VIII) para partilhar com Hoop ou qualquer Passageiro a pedido, a sua carta de condução, certificado de registo de veículo, apólice de seguro, certificado de MOT e qualquer outro documento que prove a sua capacidade de utilizar o veículo como Condutor na App;

(IX) em caso de atraso ou alteração do tempo ou da própria Viagem, informe os seus Passageiros sem demora;

(X) no caso de uma Viagem Transfronteiriça, manter e ter à disposição do Passageiro e de qualquer autoridade requerente, um documento válido que mostre a sua identidade e o seu direito a atravessar a fronteira;

(XI) esperar pelos Passageiros no ponto de encontro acordado até pelo menos 30 minutos após a hora acordada;

(XII) não publicar qualquer Publicidade relacionada com um veículo que não seja seu ou para o qual não tenha autorização para utilizar como transporte partilhado;

(XIII) assegurar que os Passageiros podem contactá-lo através do número de telefone registado no seu perfil;

(XIV) não gerar qualquer lucro através da App;

(XV) não ter qualquer contra-indicação ou incapacidade médica para conduzir;

(XVI) comportar-se de forma apropriada e responsável durante a Viagem, de acordo com a filosofia do ridesharing.

8.3  Compromisso do Passageiro

Quando utiliza o aplicativo como Passageiro, concorda com isso:

 

(I) adoptar um comportamento adequado durante a Viagem de modo a não perturbar a concentração ou condução do Condutor ou a paz e sossego dos outros Passageiros;

(II) respeitar o veículo do Condutor e a sua limpeza;

(III) em caso de atraso, informar o Condutor sem demora;

(IV) esperar pelo Condutor no ponto de encontro acordado até pelo menos 30 minutos após a hora acordada;

(V) comunicar ao Hoop, ou a qualquer Condutor que o solicite, o seu bilhete de identidade ou qualquer outro documento que prove a sua identidade;

(VI) não transportar durante uma Viagem qualquer artigo, substância ou animal que seja susceptível de distrair a concentração e condução do condutor, ou cuja natureza, posse ou porte seja ilegal;

(VII) no caso de uma Viagem Transfronteiriça, manter e ter à disposição do Condutor e de qualquer autoridade requerente, um documento válido que mostre a sua identidade e o seu direito de atravessar a fronteira;

(VIII) assegurar que os Condutores podem contactá-lo pelo número que forneceu; (VIII) assegurar que os Condutores podem contactá-lo pelo número que forneceu;

No caso de ter feito uma Reserva para um ou mais Lugares em nome de um terceiro, de acordo com o Artigo 4.2.3 acima, garante que esse terceiro cumprirá as condições estabelecidas nesse Artigo e, em geral, estes TDU. A Hoop reserva-se o direito de suspender a sua conta, limitar o seu acesso aos Serviços ou rescindir estes TDU em caso de violação pelo terceiro em cujo nome reservou a Sede de acordo com estes TDU.

9. SUSPENSÃO DA CONTA, LIMITAÇÃO DE ACESSO E ENCERRAMENTO

Pode terminar a sua relação contratual com a Hoop a qualquer momento, gratuitamente e sem dar qualquer motivo. Para o fazer, deve enviar-nos um e-mail através da secção de gestão de incidentes, e nós encerraremos a sua conta.

No caso de (I) uma violação por parte do utilizador destes TDU, incluindo mas não se limitando a uma violação das suas obrigações como Utilizador, conforme estabelecido nos artigos 6 e 8 supra, (II) exceder o limite estabelecido no artigo 4.3.3 supra, ou (III) no caso da Hoop ter uma razão genuína para acreditar que é necessário proteger a sua segurança e integridade, a dos Utilizadores ou de terceiros, ou para efeitos de prevenção de fraudes ou investigações, a Hoop reserva-se o direito de o fazer:

(I) terminar a TOU ligando-o ao Hoop imediatamente e sem aviso prévio; e/ou

(II) impedir a publicação ou remover qualquer opinião, anúncio, mensagem, conteúdo, pedido de reserva ou qualquer conteúdo que tenha publicado na App; e/ou

(III) limitar o seu acesso e utilização do aplicativo; e/ou

(IV) suspender temporária ou permanentemente a sua conta.

Sempre que tal rescisão for necessária, será notificado desta decisão para que possa fornecer ao Hoop as suas explicações. O Hoop decidirá, a seu exclusivo critério, se a rescisão aplicada deve ou não ser levantada.

10. DADOS PESSOAIS

No contexto da sua utilização da Plataforma, Hoop irá recolher e processar as suas informações pessoais. Ao utilizar a Aplicação e ao registar-se como Utilizador, o utilizador reconhece e concorda com o processamento dos seus dados pessoais pela Hoop, de acordo com a lei aplicável e conforme estabelecido na Política de Privacidade.

11. PROPRIEDADE INTELECTUAL

11.1  Conteúdo publicado por Hoop

Sujeito ao conteúdo fornecido pelos seus Utilizadores, Hoop é o único proprietário de todos os direitos de propriedade intelectual relacionados com o Serviço, a Aplicação, o seu conteúdo (em particular os textos, imagens, desenhos, logotipos, vídeos, som, dados e gráficos) e o software e bases de dados que asseguram o seu funcionamento.

Hoop concede-lhe um direito pessoal, não exclusivo e intransmissível de utilizar o APP e os Serviços, para seu uso pessoal e privado, para um fim não comercial e de acordo com o objectivo do APP e dos Serviços.

Não poderá utilizar ou explorar a App e os Serviços, incluindo o seu conteúdo, para qualquer outro fim que não seja o pretendido sem o consentimento prévio por escrito do Hoop. Em particular, é estritamente proibido fazê-lo:

(I) reproduzir, modificar, adaptar, distribuir, distribuir, representar e divulgar publicamente a App, os Serviços e todo o seu conteúdo, a menos que expressamente autorizado pela Hoop;

(II) descompilar e fazer engenharia reversa da App ou dos Serviços, sujeito às excepções estipuladas pelos textos aplicáveis;

(III) extrair ou tentar extrair (em particular utilizando robots de extracção de dados ou ferramentas semelhantes de recolha de dados) uma parte substancial dos dados da aplicação.

11.2  Conteúdo publicado pelo Utilizador na App

A fim de permitir a prestação dos Serviços, e em cumprimento da finalidade da App, o utilizador concede à Hoop uma licença não exclusiva para utilizar o conteúdo e os dados que forneceu no contexto da utilização dos Serviços (doravante referido como o «Conteúdo Desenvolvido pelo Utilizador«). A fim de permitir à Hoop distribuir através da rede digital e de acordo com qualquer protocolo de comunicação (em particular Internet e redes móveis) e poder oferecer o conteúdo da aplicação ao público, autoriza a Hoop a reproduzir, representar, adaptar e traduzir o seu Conteúdo Desenvolvido pelo Utilizador para todo o mundo e durante toda a duração das suas relações contratuais com a Hoop, de acordo com o seguinte:

(I) autoriza o Hoop a reproduzir todo ou qualquer parte do Conteúdo Desenvolvido pelo Utilizador em qualquer suporte de gravação digital, agora conhecido ou doravante conhecido, em particular em qualquer servidor, disco rígido, cartão de memória ou outro suporte equivalente, em qualquer formato e por qualquer processo, agora conhecido ou doravante conhecido, na medida necessária para qualquer operação de armazenamento, cópia de segurança, transmissão ou descarregamento em ligação com o funcionamento da App e a prestação do Serviço;

(II) autoriza o Hoop a adaptar e traduzir o seu Conteúdo Desenvolvido pelo Utilizador, e a reproduzir tais adaptações em qualquer meio digital, conhecido ou a ser conhecido, estabelecido em (I) acima, com o objectivo de fornecer os Serviços em diferentes línguas. Este direito inclui a opção de fazer modificações ao formato do seu Conteúdo desenvolvido pelo Utilizador, com respeito ao seu direito moral, a fim de respeitar o desenho gráfico da App ou de tornar o seu Conteúdo tecnicamente compatível com o nosso software para publicação posterior através da App.

12. FUNÇÃO HOOP

O App constitui uma plataforma de rede em linha na qual os Utilizadores podem criar e publicar Anúncios de Viagens com o objectivo de partilhar os mesmos e os custos associados à Viagem. Estes Anúncios serão vistos por outros Utilizadores para verificar as condições da Viagem, e, quando aplicável, para reservar directamente um lugar no veículo em questão com o Utilizador que publicou o Anúncio no Aplicativo.

Ao utilizar o Aplicativo e ao aceitar estes TDU, reconhece que o Hoop não é parte de qualquer acordo entre si e outros Utilizadores com o objectivo de partilhar os custos relacionados com uma Viagem.

Hoop não tem qualquer controlo sobre o comportamento dos seus Utilizadores e dos utilizadores da aplicação. Não possui, opera, fornece ou gere os veículos incluídos nos Anúncios, e não oferece boleias no Apêndice.

Reconhece e concorda que Hoop não controla a validade, veracidade ou legalidade dos Anúncios, Lugares e Viagens oferecidos. Na sua qualidade de intermediário, Hoop não oferece serviços de transporte nem actua como transportador, o papel de Hoop limita-se a facilitar o acesso à aplicação.

Os utilizadores (Condutores ou Passageiros) actuam sob a sua única e plena responsabilidade.

Na sua qualidade de intermediário, Hoop não será considerado responsável por qualquer incidente que ocorra durante uma Viagem, em particular em relação a:

(I) informações erradas comunicadas pelo Condutor no seu Anúncio, ou por qualquer outro meio, relativamente à Viagem e às suas condições;

(II) o cancelamento ou modificação de uma Viagem por um Utilizador;

(III) o comportamento dos seus Utilizadores durante, antes ou depois da Viagem.

13. FUNCIONAMENTO, DISPONIBILIDADE E FUNCIONALIDADES DA APLICAÇÃO

O Hoop tentará, tanto quanto possível, manter o funcionamento constante da aplicação 7 dias por semana e 24 horas por dia. No entanto, é possível que o acesso à App possa ser temporariamente suspenso, sem aviso prévio, por razões técnicas, operações de manutenção, migração ou actualização, ou devido a cortes de energia ou restrições relacionadas com o funcionamento da rede.

Além disso, a Hoop reserva-se o direito de modificar ou suspender total ou parcialmente o acesso ao APP ou às suas funcionalidades, a seu critério, quer temporária ou permanentemente.

14. MODIFICACIÓN DE LOS CGU

Estes TDU e os documentos incorporados por referência formam o acordo completo entre o cliente e a Hoop em relação à utilização dos Serviços. Quaisquer outros documentos mencionados na App (por exemplo, FAQs) são apenas para fins indicativos.

O Hoop pode modificar estes TDU para os adaptar ao seu ambiente tecnológico e comercial e para cumprir a legislação em vigor. Quaisquer alterações feitas aos TDU serão publicadas no Apêndice indicando a data efectiva, e receberá uma notificação de tal alteração antes da data efectiva da alteração.

15. LEI APLICÁVEL - LITÍGIOS

Estes TOU são redigidos em espanhol, de acordo com a lei espanhola.

O App é editado e gerido pela HOOP SOLUTIONS S.L., com sede social na Calle del Lince 4, 28707 Ciudalcampo, Madrid, Espanha.

Se tiver alguma questão, contacte a HOOP SOLUTIONS S.L. no seguinte endereço electrónico: info@hoopcarpool.com